SANTA HELENA (MA) – PESCADORES FAZEM FORÇA-TAREFA PARA SALVAR PEIXES EM DECORRÊNCIA DA SECA DO RIO TURI

peixes

Peixes retirados do Rio Turi e colocados em tanques.

Motivados por uma das piore secas já registradas no Maranhão, pescadores do município de Santa Helena, a 115 km de São Luís, realizaram uma força-tarefa para salvar os peixes da região. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade.

Os pescadores utilizam redes de malha fina para raspar o fundo lamacento dos rios, lagoas e igarapés do município que estão praticamente secos. O esforço solidário de resgate dos peixes exige pressa e bastante cuidado.

O pescador Filmar Fróes Pereira não esconde a tristeza ao ver a situação. “Eu sinto uma dor muito grande no meu coração porque eu tenho filho, tenho neto. Embora esteja de idade, mas quando eu chegar a falecer, essa caridade vai ser para Deus e para um monte de gente. Mais tarde, tudo isso vai servir para os netos, bisnetos, tataranetos”, conta.

O transporte dos peixes é feito em caixas de isopor e é necessário vencer longas distâncias. A soltura está sendo realizada nos rios Turi e Paruá. A fadiga é tão grande que muitos peixes não resistem e morrem pelo caminho.

Acabando esse peixe, para nós acabou tudo”
João Gregório, pescador

O secretário de Meio Ambiente, José Nogueira, reconhece a situação crítica que a seca tem instaurado na região. “Se não proteger, está tudo acabado. A gente depende desse trabalho e sempre tem gente que critica

João Gregório, pescador, lembra que o que a força-tarefa está tentando salvar é a razão de sua própria sobrevivência. “Acabando esse peixe, para nós acabou tudo. É a salvação que nós têm (sic) é esse peixinho do nosso rio. Se todo mundo fizesse essa parte, não morria tanto peixe, não”, finaliza.

Fonte: G1 MA

Deixe uma resposta